O Por que?

Em 2013 iniciei este projeto chamado "13 Preto e Vermelho". A proposta inicial era registrar durante o decorrer do ano todos os dias 13.
Assim, todo 13 de cada mês eu tirei um fotografia minha e criei um texto, relacionando os ocorridos do meu dia com as relações simbólicas do numero 13 e as cores preta e vermelha.

A escolha dessas duas cores, no entanto, se inicial bem antes, quando por volta de 2004/2005 passei a me vestir na maioria dos meus dias unicamente de preto, vermelho, (aceitando pequenas variações, como o cinza, e o vinho).
Adotei as cores como escudo e como protesto silencioso. Como escudo, pois são cores carregadas de significado em diferentes áreas e culturas, segundo meu avô, são cores de proteção forte e mágicas. Como protesto as outras cores,  que nos são impostas de diversas formas e também como nos ensinam a usá-las, tentando ser por fora o que não somos por dentro, vendemos alegrias, paz, tranquilidade, esperança, mas por dentro nos falta.
O preto e o vermelho são cores únicas, qualquer variação à elas aplicadas as torna outras cores. São cores que sempre estiveram presentes para o ser humano, já em seu próprio corpo, o preto e o vermelho são facilmente encontrados. Assim também como na natureza, nos seus toques mais simples e nos seus mais grandiosos.

Já o numero 13 me acompanha desde meu nascimento (13/09/1988) e como por consequência o adotei como numero da sorte e sempre o vejo aparecer em resposta a minha procura.
Por coincidência o 13 também é carregado com uma cultura de simbologias durante a história da humanidade e sendo assim, resolvi os unir aproveitando o ano de 2013, desenvolvendo trabalhos e explorando seus significados em uma ode a sua existência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13 de Dezembro